Feng Shui: Benefícios e sugestões para o aplicar em casa

Feng Shui ensina a promover a harmonia energética nos espaços que nos rodeiam. A aplicação destes princípios na organização e decoração da casa é conhecida por contribuir para o bem-estar emocional e físico.

Neste artigo, apresentamos-lhe alguns princípios básicos do Feng Shui e os benefícios da aplicação desta arte milenar chinesa em sua casa.

Em que consiste o Feng Shui?

As palavras Feng e Shui significam, respetivamente, “vento” e “água”, em mandarim. De acordo com o Feng Shui, por meio de modificações ao ambiente em que vivemos, podemos alterar o nosso destino e os nossos sentimentos.

O Chi é a energia vital que existe em tudo e em todos, em maior ou menor quantidade. O papel do Feng Shui é equilibrar essa energia para que nos possa dar força, aconchego e boa disposição.

Se vai renovar o seu imóvel ou está a ponderar mudar a decoração da casa, pode aplicar alguns princípios do Feng Shui e usufruir dos seus benefícios.

5 Benefícios do Feng Shui

1. Facilita o fluxo de energias positivas

A sua aplicação nos espaços ajuda a converter energias desfavoráveis em energias positivas, eliminando sensações de desconforto e negatividade.

2. Melhora a saúde emocional

Acredita-se que o Feng Shui atua na saúde emocional e espiritual, fortalecendo as relações afetivas. Pode reforçar ligações amorosas, familiares e de amizade, tornando-as mais saudáveis e equilibradas.

3. Aumenta a produtividade

Aplicar as boas práticas do Feng Shui num escritório, por exemplo, pode contribuir para alcançar o sucesso nos seus projetos e planos. Ao incorporar objetivos, sonhos e projetos pessoais num fluxo de energia positiva, aumenta a produtividade e facilita o caminho para os atingir.

4. Melhora a qualidade do sono

Como ajuda a promover ciclos de sono mais saudáveis, usar o Feng Shui nos quartos permite uma melhor recuperação de energia, o que traz vantagens para a saúde. Ao descansar melhor, vai sentir-se com mais energia para alcançar os seus objetivos.

5. Aumenta a prosperidade

A aplicação dos princípios do Feng Shui pode contribuir também para aspetos relacionados com a prosperidade. Acredita-se que pode ajudar a criar oportunidades e até aumentar os ganhos financeiros.

5 Sugestões para aplicar os princípios do Feng Shui na sua casa

O Feng Shui tem algumas regras que ajudam o Chi a fluir livremente. Algumas têm um fundamento bastante racional, como: “Não pendurar objetos pesados perto da cama ou sobre a nossa cabeça.”

Logicamente, o risco de caírem é real. Mesmo quando perfeitamente fixados, a sua simples presença pode gerar ansiedade e preocupação a um nível subconsciente, causando insónias.

Estes são alguns princípios do Feng Shui que pode aplicar para promover a livre circulação de energias positivas pelo imóvel:

1. Não coloque obstáculos na entrada da residência

O fluxo de energia da rua para o interior da casa é muito importante e não deve ser interrompido por móveis, peças de arte, biombos ou outros objetos. Nesta zona da casa deve evitar bloqueios ou obstruções no caminho da energia, para permitir que ela flua livremente.

2. Inclua todos os elementos em cada divisão da casa

Os elementos ar, água, madeira, terra e metal devem estar representados em cada área do lar.  

Pode fazê-lo usando elementos da natureza, como plantas, pedras ou água. Isto vai criar uma sensação de vitalidade e conexão com a natureza, promovendo um fluxo de energia mais positivo.

3. Utilize os espelhos corretamente

Quando colocados na cozinha ou na sala de estar, os espelhos podem atrair e duplicar a prosperidade. No entanto, num quarto, um espelho mal posicionado pode originar insónias e diminuir a energia vital.

4. Mantenha a organização nos espaços

Este cuidado é especialmente importante nos quartos, que são ambientes de equilíbrio e relaxamento. Manter estas divisões da casa sempre limpas e organizadas favorece a circulação de boas energias.

5. Decore com plantas bem cuidadas

De acordo com os princípios do Feng Shui, ter plantas por toda a casa e cuidar bem delas ajuda a promover o equilíbrio das energias nos ambientes. Assim, aposte em plantas naturais e que se adaptem às condições de cada espaço interior.

Sugestão de leitura: Decorar casa de luxo: 6 Tendências de design de interiores

Em suma, o Feng Shui visa promover um ambiente equilibrado, harmonioso e próspero, que permita a livre circulação da energia, beneficiando tanto os residentes como os convidados.

Para conhecer mais dicas sobre decoração e valorização de imóveis, visite o blog da DS PRIVATE. Leia os nossos artigos relacionados com estes temas e fique a par das tendências e novidades do setor.