fbpx

Resultados da pesquisa

Onde contratar o seguro de vida do crédito à habitação?

Postado Por DS PRIVATE on Setembro 8, 2022
0

Antes de avançar com a aquisição de casa própria, ou concretizar um novo investimento com recurso a um crédito à habitação, saiba que o banco vai solicitar-lhe que contrate um seguro de vida.

Ao longo deste artigo, vamos esclarecer algumas questões essenciais sobre este assunto, para que possa fazer a escolha mais vantajosa para si.

Qual a função do seguro de vida no crédito à habitação?

A contratação do seguro de vida é um requisito para quem recorre a um crédito à habitação. Este produto serve de garantia à entidade financeira de que, em caso de morte ou invalidez do titular do empréstimo, o pagamento do valor em dívida fica assegurado.

Ou seja, ao solicitar um crédito à habitação, a contratação de um seguro de vida é obrigatória e define o seu banco como credor hipotecário na apólice.  

Estou a pagar para proteger o banco?

Apesar de, à primeira vista, poder parecer que esta medida visa proteger, única e exclusivamente, os interesses da entidade credora, pode não ser bem assim.

Repare que, com um seguro de vida, perante um imprevisto que impeça o cliente de continuar a respeitar o compromisso assinado com o seu banco, os familiares mais diretos ou o fiador não serão chamados a assumir essa responsabilidade.

Ou seja, em caso de morte ou invalidez, a apólice é ativada e a dívida, ou parte dela, pode ficar saldada. Assim, é possível liquidar o valor em falta sem comprometer a segurança e a estabilidade financeira da sua família.

Onde contratar o seguro de vida?

Ao avançar com o pedido de financiamento junto da sua entidade bancária, normalmente, o banco sugere a contratação do seguro de vida na seguradora que lhe está associada.

É de todo o interesse para a instituição reter e fidelizar ao máximo cada cliente. Por isso, habitualmente, esta proposta faz-se acompanhar da bonificação do spread. Se o cliente não demonstrar interesse na proposta e quiser procurar outra solução, vai perceber que o spread do seu crédito vai subir.

É importante que saiba que, à luz da legislação em vigor, o cliente não é obrigado a aceitar a proposta de seguro de vida no banco que lhe concedeu o crédito à habitação. Este tem total liberdade de procurar, junto das outras seguradoras a operar no mercado, a solução que melhor responda às suas intenções.

Qual a melhor solução?

Como em qualquer contrato, a melhor solução é aquela que vá ao encontro das necessidades e preferências de cada cliente. Antes de escolher, faça uma análise do mercado para perceber se a vantagem concedida pelo banco é superior à melhor oferta que encontra.

Ponderar este passo pode ajudar a poupar muito dinheiro a longo/médio prazo. Para além disso, tem a hipótese de escolher o produto e as coberturas que melhor se adaptam à sua realidade e à da sua família.

Se já tiver um seguro de vida associado ao seu crédito à habitação, a lei também permite que, em qualquer momento, possa transferir o seguro para uma entidade que lhe ofereça uma proposta mais apelativa.

A atuar no segmento de luxo, a DS PRIVATE promove um serviço de consultoria imobiliária personalizado e diferenciador. Trabalhamos com vista à satisfação plena dos nossos clientes em várias vertentes, para que possam tomar decisões informadas. Se quer saber mais sobre a nossa área de atuação no setor imobiliário, visite o blog da DS PRIVATE.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

  • Pesquisa com Mapa

Comparar Anúncios